PÁGINA POLÍTICA
(Atualizado em 13.12.06)
- Pela obra de Deus

- Prevaleceu o bom senso
- Marilho Matias reeleito
- Cambuí nega reconciliação
- Cerco ao nepotismo
- Veneno do DNOCS
- Moções de pesar
- Código tributário
- Nova lei orgânica
- IPTU duas vezes

13.12.2006
Falta d'água ficará pior em LIvramento

13.12.2006
Colégio Boaventura faz VII Semana de Cultura

28.11.2006
Colégio estimula a arte da poesia

28.11.2006
"Domingueiras" repete sucesso em Livramento

21.11.2006
Escola promove a cultura negra

21.11.2006
História: Júlio Prestes se elege, mas não assume o poder

21.11.2006
Nomes parecem mas bandas são diferentes

13.11.2006
Manga perde preço e ameaça a economia de Livramento e D. Basílio

11.11.2006
Vereadores querem bebida alcoólica entre os jovens

05.11.2006
Voz que clama no deserto

05.11.2006
Lenha de cerâmicas cortada sem critério

05.11.2006
Quilombolas agora precisam de ajuda

05.11.2006
Marcas do governo apagadas em placas

28.10.2006
O prefeito de Rio de Contas é acusado de desviar R$1,2 milhão

22.10.2006
Livramento elabora o seu plano diretor

22.10.2006
Estudantes resgatam grêmio, após 20 anos

06.10.2006
A propósito do 6 de outubro

06.10.2006
Livramento aos 85 anos

28.09.2006
MP pede interdição da delegacia de LIvramento

28.09.2006
Seminário sobre ética e carreira na educação

19.09.2006
Apenas "Polivalente" lembra 7 de setembro

19.09.2006
Falta de bom gosto

19.09.2006
Ser escritora, sonho de uma jovem do sertão

06.09.2006
"Vultos históricos" de Cajaíba se deterioram na Serra do Periperi

24.08.2006
Escola promove cultura no "Dia do Folclore"

12.08.2006
Professores pedem mais qualificação profissional

12.08.2006
"Mimo" não deve nortear a administração pública

27.07.2006
Demora injustificável na coleta de árvores podadas

27.07.2006
Ules planeja resgatar os grêmios estudantis

12.07.2006
Face bela de LIvramento

12.07.2006
Município atinge metas na saúde e é certificado

12.07.2006
Cidadania e cultura na Câmara

25.06.2006
Livramento colorida para São Jõao e Copa

25.06.2006
No lugar errado

25.06.2006
Promotor recomenda apreensão de veículos

25.06.2006
Obra elogiada

25.06.2006
Barraginha é nova arma contra seca

25.06.2006
Jeremias, uma voz pela imprensa ética

10.06.2006
São João e Copa deixam Livramento mais bonita

10.06.2006
Colégio Boaventura faz avaliação institucional

10.06.2006
"Dia Cultural" movimenta a garotada do C.E.J.V.B.


Falando menos e trabalhando mais

Em recente sessão na Câmara Municipal de Livramento, o presidente da casa, Marilho Machado Matias, demonstrou seu fastio diante de tantos discursos veementes e inflamados, mas sem qualquer conseqüência e nenhuma utilidade prática. Eram evidentes sua seriedade e preocupação, ao admoestar os nobres colegas, o que, bem interpretado, significou dizer que “estamos falando demais e não estamos fazendo nada”. Nunca um político, em Livramento, foi tão convincente, sincero e transparente e suas sábias palavras parecem estar surtindo o efeito desejado.

As falas dos edis passaram a ter mais consistência, revelando maior preocupação em apontar soluções concretas para questões que levantam, como na sessão de 29 de maio último, ao criar uma comissão de vereadores para verificar denúncias de que substâncias químicas da mineradora Xangô estariam matando animais e degradando o meio ambiente, na Serra das Almas, tida como um belo santuário ecológico da Chapada Diamantina. Fiquei esperançoso, pela atenção ao grave problema e por resgatar função essencial da Casa Legislativa, que é fiscalizar o que ocorre no município e defender a população.

Quem acompanha a cena política sabe da boa vontade do brasileiro para com os sinais de esperança e os canais que se abrem mostrando as possibilidades de termos uma nação com igualdade de oportunidades para uma vida digna, segundo os postulados do estado democrático de direito dito na Constituição Federal. Esse sentimento eclodiu, basicamente, nas “diretas-já”, marcante pela presença entusiasmada dos jovens, após os sombrios anos da ditadura militar, fazendo com que qualquer tendência de perpetuação no poder seja rechaçada, como em Livramento há o exemplo da eleição do Dr. Carlos Batista, rompendo tal tendência e abrindo mais um daqueles vislumbres esperançosos.

Mas o momento atual do nosso município está a exigir atenção, pois nem foi consolidada a ruptura da “ditadura” anterior, que pode eclodir a qualquer momento, e o fato esperançoso começa a escorrer para fora do íntimo daqueles que tanto se animaram e sonharam com um município e uma nação em que as oportunidades de vida digna fossem realmente iguais. Mas nós ainda pecamos muito e, como bem interpreta o estimado ministro José de Castro Meira, a visão política da maioria da população ainda é semelhante à de uma torcida de futebol, cuja preocupação imediatista limita-se a ver quem ganha e, passados os 90 minutos, espera-se a próxima partida.

É salutar que se ponham abaixo tantas palavras inócuas, tanta roubalheira, tantos discursos vazios, fazendo surgir no lugar as ações, a generosidade, o verdadeiro sentimento humano, a concreta aceitação de Deus.  Por tudo isso, repito, foram sábias e oportunas, repito, aquelas palavras de Marilho Matias, às quais dou mais uma interpretação: “nobres colegas, parem de falar tantas inutilidades e vamos trabalhar”.
__________________________________________________

Política fica morna..............................................................

Com a proximidade da Copa do Mundo, as movimentações políticas estão mornas, acentuado com a quase certeza de reeleição, ainda no primeiro turno, do governador Paulo Souto, na Bahia, e do presidente Lula. Em Livramento, a falta de liderança e o isolamento do prefeito Carlão tornam as coisas geladas e até mesmo correligionários descrêem na possibilidade de sucesso da sua gestão, sobrando espaços para ressurgimento de mobilizações retrógradas. Algumas pessoas de pensamento evoluído do município estão quebrando a cabeça para descobrir como encontrar alternativas em meio a tão desanimadoras perspectivas. Com algum esforço, será possível encontrar.

Concurso público..................................................................

A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito sancionou lei que autoriza a realização de concurso público, de provas e títulos, para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, para: Professor Nível I (80 vagas), Secretário Escolar (10 vagas), Assistente Administrativo (10 vagas), Auxiliar de Secretaria (14 vagas), Auxiliar de Biblioteca (10 vagas), Auxiliar de Serviços Gerais (30 vagas), Porteiro (8 vagas) e Merendeira (8 vagas). O curioso é que o salário, de R$350,00, é o mesmo para todos, nivelando, por exemplo, professor, do qual é exigido grau universitário, com porteiro e a merendeira, cuja exigência é apenas instrução primária.

Imprensa e coronéis.........................................................

Será lançado em Livramento, dia 30 de junho, na Câmara de Vereadores, o livro “A Imprensa e o Coronelismo no Sertão do Sudoeste”, do jornalista Jeremias Macário de Oliveira, que vem despertando muito interesse no meio acadêmico e sociedade em geral, pelo resgate que faz de aspectos relevantes da cultura regional. Ao tratar do papel da imprensa, revela o esforço histórico dos poderosos para silenciá-la, a despeito do serviço que presta às populações. O autor, voz respeitada do jornalismo baiano, militou por muitos anos em A Tarde, onde deu exemplos de ética e competência profissional.

Divulgar nas escolas.........................................................

O lançamento do livro do jornalista Jeremias Macário mereceu destaque na sessão da Câmara do dia 29 de maio, ao ser apresentado pela mesa diretora, que leu correspondência do autor, solicitando espaço para o evento. O vereador Paulo Lessa disse tratar-se de acontecimento cultural importante para a cidade e sugeriu que tivesse ampla divulgação, principalmente nas escolas, junto aos professores e alunos, que terão a oportunidade de presenciar um fato que engrandece a cultura local. Foi apoiado pelos demais vereadores.

Trânsito e barulho...............................................................

O Conselho Municipal de Trânsito está encaminhando ao Poder Executivo, para envio à Câmara de Vereadores, minuta de três importantes projetos de lei para disciplinar, respectivamente, o trânsito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, o transporte coletivo, a utilização e produção de sons nos limites urbanos. É sabido que o trânsito da cidade é caótico e a barulheira resultante principalmente do uso abusivo de sons em automóveis costuma infernizar a vida de moradores. Chegam em boa hora as sugestões do Conselho, cabendo ao chefe do Executivo todo empenho em encaminhá-las.

Cresceu sem ordem...........................................................

Livramento experimentou, nos últimos anos, um extraordinário crescimento urbano, fruto da imigração e da mudança da população rural para a sede do município. Isso resultou numa expansão desordenada, no sentido urbanístico e quanto ao funcionamento do seu tráfego, talvez o mais desorganizado da Bahia. Ou seja, tem movimento de cidade de médio porte e organização de província, tendo como conseqüência os constantes acidentes, vitimando principalmente jovens em motocicletas, das quais cerca de 90% não possuem documentação regular e são pilotadas por pessoas sem habilitação.

Lei dos 15 minutos.............................................................

Está em discussão na Câmara de Livramento projeto de lei, apresentado pelo vereador João Louzada, que obriga as agências bancárias da cidade, que hoje se resumem ao Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a atender seus clientes, no Caixa, em até 15 minutos, sob pena de multa e fechamento da unidade. Em dias de pagamento de folhas, véspera ou pós-feriados prolongados, bem como nos dias de pagamento de aposentados, a demora será tolerada até 25 minutos. A chamada “Lei dos 15 minutos” já vigora em outras cidades baianas, entre elas Salvador.

Grêmio do C.E.J.V.B..........................................................

Recebemos mensagem, via e-mail, do estudante Renato Luz Silva, dando a boa notícia de criação do grêmio do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento, cujos estatutos estão sendo discutidos. Seu maior desafio tem sido sensibilizar a direção do estabelecimento para a importância da entidade e vencer a apatia da maioria dos alunos. Dentre outras, o grêmio terá como finalidades congregar a categoria e defender seus interesses, fazer intercâmbio, promover a cultura e cooperar com a administração do colégio. Leia este e outros e-mail recebidos pelo “O Mandacaru”. Clique aqui


Obras em andamento na ladeira de acesso à Baixa do Bonfim

DITO E CERTO O vereador Ilídio Castro mentiu para os nobres colegas e a comunidade, em nome do prefeito, ao relacionar o calçamento da Baixa do Bonfim entre as obras realizadas pela Prefeitura de Livramento, em 2005. O fato foi denunciado pelo vereador Paulo César, mas Ilídio não retificou a informação. Agora é que a obra está sendo efetivamente realizada, devendo constar, pela segunda vez, do relatório de obras municipais

NOTÍCIAS ANTERIORES:

06 de setembro 2006

24 de agosto 2006

12 de agosto 2006

27 de julho 2006

12 de julho 2006

25 de junho 2006

10 de junho 2006

31 de maio 2006

16 de maio 2006

08 de maio 2006

01 de maio 2006

24 de abril 2006

14 de abril 2006

05 de abril 2006

28 de março 2006

21 de março 2006

08 de março 2006

22 de fevereiro 2006

18 de fevereiro 2006

13 de fevereiro 2006

01 de fevereiro 2006

26 de janeiro 2006

17 de janeiro 2006

10 de janeiro 2006

02 de janeiro 2006

27 de dezembro 2005

13 de dezembro 2005

06 de dezembro 2005