Prefeito abre ano legislativo
O prefeito Carlos Roberto Souto Batista, de Livramento de Nossa Senhora, inaugurou o ano legislativo, último dia 15, na Câmara Municipal, em discurso singelo, porém marcado pela objetividade, anúncios de realizações e apelos em favor do progresso do município. Transmitiu humildade, mas também passou convicção, sobretudo ao afirmar "que recebo as críticas construtivas e propositivas de onde quer que elas venham e, tenho memória seletiva para não absorver a crítica destrutiva, pequena, mesquinha dos que fazem o jogo do 'quanto pior melhor'. No meu coração, por mais despropositada e injusta que seja a crítica, não reservo lugar para o ódio ou para o ressentimento. Tenho certeza que estes sentimentos atraem energias negativas e prejudicam a todos os que fazem política e, como tenho certeza que o executivo e os membros do legislativo querem progresso e melhoria na qualidade de vida de todos os cidadãos livramentenses, quero continuar dividindo com os senhores a tarefa, nada fácil, de dirigir os destinos deste grande município que é Livramento de Nossa Senhora".
"Carlão" deixou a sessão sorridente, em impecável terno azul marinho, certo de que a Câmara não representará qualquer embaraço à sua administração, este ano, e que quem vai ter problemas mesmo é a própria casa legislativa, diante do "balaio-de-gatos" em que se transformou com a saída do vereador Ricardo Matias da bancada do governo e as adesões veladas dos vereadores Everaldo Santos Gomes e Wagner Assis à "União, Trabalho e Participação" . O trunfo maior do prefeito é o presidente da Casa, Marilho Matias, que conduziu as sessões de 2005 com impecável habilidade, o que se reverteu em favor das proposições do Executivo, abrindo feridas incuráveis na bancada da oposição, que ficou restrita ao vereador Paulo Lessa, para quem se tornou insustentável a defesa do grupo a que pertence, liderado pelo Dr. Emerson Leal. Para as galerias, o prefeito levou os principais integrantes da sua equipe, de assessores a secretários, entre os quais a elegante primeira-dama, D. Suzete Spínola Souto.
Fazer previsão é difícil, mas é certo que o chefe do Executivo tem absoluto controle da situação, transformando os rangidos oposicionistas em suaves miados, o que provou ao responder os poucos questionamentos feitos e ao minimizar totalmente o impacto da demissão do então secretário da saúde, Gerardo Azevedo Júnior, fato que se esperava fosse explodir na sessão inaugural da Câmara. O mais afetado com a exoneração, além do próprio secretário, foi o vereador Ricardo Matias, mas que demonstrou equilíbrio, admitindo o fato consumado, até porque o cargo é de livre nomeação e exoneração, e dizendo que não guardava rancor, prometendo apenas fazer uma oposição propositiva. Como não tem compatibilidade de gênio com a atual oposição, haja vista seus homéricos bate-boca com o líder Paulo Lessa, anuncia que terá como parceiro o vice-prefeito João Cambuí, de outro partido de esquerda, o PC do B. A Câmara retoma as sessões normais a partir desta segunda-feira. Vale a pena comparecer. Clique aqui para ler a mensagem do prefeito, na íntegra.
Nova secretária...........................................................................
A jovem fisioterapeuta Simone Silva Cordeiro é a nova secretária da Saúde de Livramento de Nossa Senhora, na vaga deixada pela exoneração do dentista Gerardo Azevedo Júnior. Com a escolha, o prefeito Carlos Roberto Souto Batista demonstrou como deseja pautar sua administração, daqui para frente, especialmente na área de saúde, onde pretende ter uma influência mais direta, utilizando conhecimentos pessoais de médico experimentado, associados aos do político conhecedor profundo das mazelas do município. Em razão disso, evitou consultar o PT na indicação do substituto de Gerardo, que é filiado ao partido. |
Sec. Simone Silva Cordeiro |
Palanque alheio......................................................................
Em seu programa radiofônico diário, denominado "A voz do padre" , o conhecido padre Bené, da paróquia de Taquari, criticou duramente o deputado federal Gedel Vieira Lima, ao saber que o mesmo viria a Livramento para subir no palanque de inauguração de uma obra federal. A indignação do religioso foi justificada pelo fato do parlamentar criticar o presidente Lula e se aproveitar de uma obra dele para fazer política. De fato, o padre tem razão e no dito palanque em que o deputado subiu não havia sequer um representante do PT, partido do presidente.
Fale, mesmo mal...................................................................
Um estudante que se identificou apenas como "membro da Ules" enviou ao "O Mandacaru" , via e-mail, a seguinte mensagem: " Caro você não falou nada da Ules nessa edição, fale mal mas fale da Ules " . Esclarecemos que não temos tempo de falar mal de ninguém. Nosso propósito é sim fazer um jornalismo crítico, mesmo sabendo do risco de errar ou desagradar alguém. Portanto, se o preclaro "membro da Ules" tiver alguma informação que seja de interesse público que nos envie, sendo nossa obrigação publicar, bastando que se identifique.
No bonde alheio.....................................................................
O deputado Federal Gedel Vieira Lima, de parco currículo como benfeitor de Livramento, pongando em obra do governo federal, de quem é crítico feroz, veio à cidade e discursou na inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas, sábado último. Criticou os que reivindicavam o mérito pela obra, dizendo ser isso menos importante que os relevantes benefícios à população, mas concluiu dizendo que fora ele quem trouxera a unidade médica para Livramento. Na verdade, o projeto veio na gestão do Dr. Gerardo Azevedo Júnior, como secretário municipal da Saúde, através de representantes do PT no Ministério da Saúde.
Muitos candidatos................................................................
Pelo menos seis pessoas se movimentam em Livramento para viabilizar candidaturas próprias ao mandato de deputado estadual ou federal, este ano, o que está a exigir complicados malabararismos políticos. São eles: Gerardo Azevedo Júnior, ex-secretário municipal da Saúde, e Padre Bené, da paróquia de Taquari, ambos pelo PT; João Cambuí, vice-prefeito, e Lourival Trindade, que acumula as funções públicas de assessor jurídico da Câmara e Prefeitura, os dois pelo PC do B; além de José Francisco da Silva ("Tio Dedé"), do PDT; e Nelson Leal, que busca a reeleição.
NOTÍCIAS ANTERIORES:
06 de setembro 2006
24 de agosto 2006
12 de agosto 2006
27 de julho 2006
12 de julho 2006
25 de junho 2006
10 de junho 2006
31 de maio 2006
16 de maio 2006
08 de maio 2006
01 de maio 2006
24 de abril 2006
14 de abril 2006
05 de abril 2006
28 de março 2006
21 de março 2006
08 de março 2006
22 de fevereiro 2006
18 de fevereiro 2006
13 de fevereiro 2006
01 de fevereiro 2006
26 de janeiro 2006
17 de janeiro 2006
10 de janeiro 2006
02 de janeiro 2006
27 de dezembro 2005
13 de dezembro 2005
06 de dezembro 2005
|