Comece essa revolução
Não há qualquer movimento de renovação política em Livramento. Praga também verificada em âmbito estadual e federal. Para ficar só nos que têm a eleição assegurada: Paulo Souto representa o conservadorismo e a perpetuação de uma antiga oligarquia; Lula não convenceu e não passou do objeto de desejo da inelectualidade, que não queria o comunismo, mas também não queria o capitalismo. Nem mesmo o trabalhismo, já que é do Partido dos Trabalhadores, ele conseguiu implantar.
Mas o mundo – ou o Brasil – é assim mesmo, tão sem perspectiva? Digamos que não, se cada um ainda puder acreditar no que há dentro de si mesmo. Conservo minha tese sertaneja de que a viabilidade está nas pequenas comunidades. Há que se abandonar a equivocada visão de esperar solução de fora, para adotar a força que temos de dentro, tendo como origem a unidade menor a que pudermos reduzir o raciocínio. De minha parte, sugiro que seja o próprio íntimo de cada um.
Creio que essa é a revolução que vem vindo. Talvez o que chamam de apocalipse seja isso. E essa indiferença para com a miséria humana e diante da matança dos animais, para o mero deleite do homem racional, há de terminar. Mas, enquanto isso, temos de eleger um novo presidente, que as pesquisas indicam será o mesmo, um homem que veio da miséria e que será reeleito por tentar combatê-la com a distribuição das migalhas que o sistema lhe permitiu. Pecou por não mudar as regras e nem trocá-las por algo grandioso, que justificasse, por exemplo, o meu voto.
Voltemos, então, para dentro de nós mesmo e a revolução estará instalada. Não há como fazer uma demonstração antecipada de resultados. Tem que arriscar, assim como se arrisca votando em quem se candidata. Feito essa ineriorização pessoal, saia na porta da rua e dê uma olhadinha, de um lado para o outro, assim como D. Maria faz todo dia pela manhã, bem cedo, para ver se vem alguem e de que lado. Veja se tudo está conformado, no lugar, limpinho, certinho. Se não tiver, faça alguma coisa, como varrer a sua calçada, molhar a planta. Mas faça alguma coisa, ainda que seja acenar para aquele vizinho carrancudo.
Não existe receita pronta. Tem que fazer. Tem que arriscar e ir sentindo os efeitos da mudança. Um belo dia você se surpreenderá ligando para o telefone do Ouvidor, do "Disk Denúncias" ou, Deus seja louvado, para o gabinete do prefeito. Ainda que seja anos depois, você estará acordando cedo e percorrendo todo o bairro, só para ver se não há nada errado. Vai torcer para que haja, só para sentir o prazer de ligar para o chefe da administração. Experimente, faça isso e verá que outros vão fazer o mesmo e seus filhos e netos vão poder viver numa rua mais limpa ou, quem sabe, numa cidade mais bonita.
Faça isso, pois eu quero votar em você para ser um futuro prefeito!!!
_____________________________________________________
Deputado ACM Neto come canjica na casa do Dr. Paulo Azevedo
Canjica política.............................................................................
O deputado federal ACM Neto veio a Livramento para comer a canjica preparada pelo Dr. Paulo Azevedo, no São João. Após a derrota nas últimas eleições para prefeito, o médico decidiu desembarcar do bonde do seu colega Emerson Leal, passando a ser paparicado pelo neto do senador ACM, em resposta à ingratidão que disse ter recebido do deputado estadual Nelson Leal, filho do ex-prefeito. Ao saborear a canjica política, ACM neto também cutucou o ex-aliado, no próprio ninho, deixando claro que com os ACM não existe perdão.
Omissão e aplauso..............................................................
O vereador Ilídio de Castro apresentou, na última sessão, 19 de junho, moção de aplauso pela recomendação do Ministério Público para que as autoridades policiais apreendam automóveis dirigidos por menores de idade e que carro e condutor sejam levados à delegacia, para os registros de praxe. O carro, por ser instrumento de crime, e o condutor, pela prática de ato infracional. O vereador e seus nobres colegas foram unânimes em afirmar que a medida era antipática, mas necessária. Ilídio chegou a confessar que esse era o motivo pelo qual o Legislativo vinha sendo omisso quanto à questão. É triste ter um Legislativo que considere o cumprimento da lei como medida antipática.
R$1 milhão no lixo................................................................
O vereador Paulo Lessa denunciou que mais de R$1 milhão foi jogado no lixo, pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca-DNOCS, num projeto para implementação da piscicultura na barragem Luiz Vieira, no rio Brumado, que fica no município de Rio de Contas. O assunto é grave e exige uma explicação do coordenador do órgão no município, Marcelo Moreira Rocha. O vereador preferiu não acusar ninguém e apenas sugeriu que o projeto, que ainda está na estaca zero, fosse transferido para a barragem do Paulo, em Livramento de Nossa Senhora. É mais uma das graves irregularidades no âmbito do DNOCS, na região.
Quer Câmara no ar..............................................................
Ricardo Matias insiste para que a Câmara de Livramento aprove projeto de Lei instituindo um sistema para divulgação, ao vivo, das sessões da casa, segundo ele, para levar informações às populações mais longínquas do município. O presidente Marilho Matias vem resistindo, parecendo estar certo, pois, apesar da idéia ser boa, pode significar um “tiro pela culatra”, uma vez que os ouvintes distantes podem passar a ter uma imagem ruim do Legislativo. Os otimistas, porém, acreditam que a divulgação sirva para despertar nos vereadores o interesse em trabalhar mais e melhor. Se essa for, nas entrelinhas, a intenção do vereador Ricardo, sua idéia é genial.
Carlão visita Júnior.............................................................
A visita do prefeito Carlos Roberto Souto Batista, o Carlão, de Livramento, ao novo coordenador estadual do DNOCS, Gerardo Azevedo Júnior, ex-secretário da Saúde do município, deixou os petistas de honra lavada e ao mesmo tempo de “cabelo em pé”. O que estaria querendo o alcaide? Parabenizar o companheiro que exorcizou da “União, Trabalho e Participação” ou preparar terreno para interceder pelos produtores de manga e donos de bombas clandestinas no rio Brumado? Pessoas de boa vontade preferem acreditar que o objetivo é abrir uma frente conjunta, incluindo prefeitura, governo estadual e DNOCS, para solução da grave questão da água em Livramento e conclusão das obras de irrigação no município.
Promoção política....................................................................
"Aguiar" dá boas vindas à festa de São João da Rua do Areão
Os festejos profanos do São João na Rua do Areão teve o “apoio cultural” de “Aguiar”, como é conhecido o assessor da Prefeitura de Livramento, ex-vereador e veterano político Amâncio Lima Aguiar, morador do local. Mas uma coisa intrigou alguns moradores e pessoas que foram à festa: as faixas indicando o patrocínio traziam impresso, além do nome do patrocinador, o logotipo oficial da atual administração municipal. De duas uma, ou a Prefeitura ajudou financeiramente “Aguiar” a se promover ou “Aguiar” ajudou a prefeitura, colocando o símbolo gratuitamente na faixa de divulgação promocional do evento.
João não se define...............................................................
É aguardada para esta semana uma decisão da executiva estadual do PC do B quanto à situação do partido em Livramento de Nossa Senhora, onde apóia o prefeito Carlos Roberto Souto Batista, que está rompido com o presidente do diretório municipal João Cambuí, que é o vice-prefeito. Enquanto isso, uma ampla ala de petistas, que não inclui o vereador Ricardo Matias, esfrega as mãos torcendo para um desfecho desfavorável, na expectativa de que João troque a causa operária pela causa trabalhista, entendendo que não haverá, desse modo, maiores estragos ideológicos e de consciência, pois os dois aconchegos partidários se assemelham. Quanto a Ricardo, parece considerar que não há espaço para os dois no PT.
DITO E CARIMBADO
|
Os dirigentes do Sindicato dos Professores de Livramento querem um esclarecimento da Secretaria da Educação sobre o comportamento da diretora do Centro Educacional Davi Mendes Pereira, da Vila de Iguatemi, que carimbava o braço das crianças e distribuía senhas como condição para que elas tivessem acesso à merenda escolar. O "carimbaço" constrangia e humilhava os alunos, |
desobedecendo orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas, agora, há outro problema ainda mais grave, que é a falta de merenda nas escolas, em razão da decisão do governo estadual determinando a centralização, em Salvador, da aquisição dos ingrediente utilizados na preparação do alimento. Não só as crianças estão sem o atendimento como o comércio do município ficou prejudicado. |
E-mails recebidos: clique aqui
NOTÍCIAS ANTERIORES:
06 de setembro 2006
24 de agosto 2006
12 de agosto 2006
27 de julho 2006
12 de julho 2006
25 de junho 2006
10 de junho 2006
31 de maio 2006
16 de maio 2006
08 de maio 2006
01 de maio 2006
24 de abril 2006
14 de abril 2006
05 de abril 2006
28 de março 2006
21 de março 2006 08 de março 2006
22 de fevereiro 2006
18 de fevereiro 2006
13 de fevereiro 2006
01 de fevereiro 2006
26 de janeiro 2006
17 de janeiro 2006
10 de janeiro 2006
02 de janeiro 2006
27 de dezembro 2005
13 de dezembro 2005
06 de dezembro 2005 |