Página Política | Raimundo Marinho

 

O Estado de poucos

Começam a se mover, no tabuleiro político, as peças eleitorais para o próximo ano. No âmbito da República, o bonde anda bem mais adiantado, pois a corrida já visa 2010, ano das próximas eleições presidenciais. Parece absurdo, pela precipitação, mas é verdade. Por ora, a confrontação ainda é “café-com-leite”, como se dizia no passado, entre paulistas, leia-se José Serra, e mineiros, entenda-se Aécio Neves. Nas dezenas que comem pelas beiradas, está o governador da Bahia, Jaques Wagner, algo alvissareiro para o Nordeste.

Nos municípios, onde, como num ponto de ônibus ou estação de metrô congestionados, nos horários de pico, todos se acotovelam na disputa por lugares. Mas o chifre queima mesmo mais forte é na Capital, onde João Henrique Carneiro abre espaço para a reeleição, indo aconchegar-se no colo do PMDB, donde se esforça para obnubilar o olhar atravessado de Nelson Pelegrino, do coligado PT, partido do governador. E todos levam em conta a possível ameaça emanada do PSDB, que exibe a força da candidatura própria, com o ex-prefeito soteropolitano Antônio Imbassahy.

Aqui na terrinha, Livramento de Nossa Senhora, também há especulações, que recaem invariavelmente nos doutores Carlos Roberto Souto Batista, pela reeleição, e Emerson Leal, de quem não se espera venha a assistir ao processo de camarote. Fora deles, pululam os aventureiros apadrinhados, na expectativa de uma improvável crise de desprendimento dos caciques. Não exagera que arriscar, pelo lado do atual prefeito, em nomes como Lourival Trindade (PC do B), assessor jurídico do prefeito, de outras tentativas; Gerardo Azevedo Júnior (PT), que, mesmo catapultado da coligação, parece manter uma janela do coração aberta para Carlão; e Marilho Matias, presidente da Câmara.

Pelo lado do Emerson, as especulações adentram ao clã, dirigidas à ex-primeira dama, Lia Leal; e ao filho deputado Nelson Leal. Fora do âmbito familiar, quase todo mundo pode ser pretendente, pois o voto será sempre no chefe. E, certamente, não faltarão os franco-atiradores, como o Dr. Paulo Azevedo, que demonstrou fôlego nas últimas eleições, conquanto perdesse, mas pode ir para qualquer lado que o acolha; e o vice-prefeito João Cambuí, tendente a ser o contraponto do processo.  

A esta distância das eleições, obviamente, só cabem mesmo conjecturas, mas há poucas possibilidades de vida na política local fora do quadro acima. A não ser que movimentos surjam, das bases, de surpresa, que viabilizem alternativas, o que seria naturalmente muito saudável. Agradaria vê-las surgir, para viabilização, por exemplo, dos autênticos anseios da coletividade, hoje sufocada por tantas dificuldades, temores e incertezas. Seriam concepções políticas que pudessem se contrapor à perversa manipulação das massas, que favorece o poderoso Estado, hoje a serviço de poucos.

____________________________________________________

Prefeito retalia os estudantes

O prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 22/2007, datado de 23 de abril de 2007, alterando a Lei nº 1008/05, de 11 de julho de 2005, que criou a Casa do Estudante, nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. O projeto dá nova redação à ementa e ao § 2º do art. 2º da lei antiga. Texto atual da ementa: "Cria a Casa do Estudante de Livramento de Nossa Senhora, ULES (União Livramento de Estudantes), nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista e dá outras providências". Com a alteração proposta, ficaria assim: "Cria a Casa do Estudante de Livramento de Nossa Senhora, nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista e dá outras providências". O atual § 2º do art. 2º diz: "O imóvel, quando adquirido, pertencerá ao Município de Livramento de Nossa Senhora, representado pela União Livramentense dos Estudantes Secundaristas, ULES, não podendo, em hipótese alguma ser alienado, doado ou alugado". Com a nova redação, ficará assim: "O imóvel, quando adquirido, pertencerá ao Município de Livramento de Nossa Senhora, não podendo, em hipótese alguma, ser alienado, doado ou alugado".

O objetivo, como se depreende da leitura dos textos, é tão somente suprimir o nome da ULES e, consequentemente afastar as lideranças da entidade do âmbito das resisdências. Isso ocorre junstamente depois que a ULES e a direção das residências distribuiram uma carta aberta ao prefeito Carlos Roberto Souto Batista, exigindo dele providências para solução da situação precária em que se encontram as moradias estudantis, em Salvador e Vitória da Conquista. Em razão disso, a iniciativa do alcaide está sendo vista como uma retaliação ao movimento estudantil do município. Surpreende pelo lado truculento, perverso e antidemocrático que apresenta, um exemplo muito ruim para a juventude, injustamente tratada, no caso, com o mesmo tempero sujo que domina a política e os políticos brasileiros.

Em tempo: o texto do projeto de lei do prefeito traz um erro técnico, expresso na redação do seu art. 2º, que diz: "Art. 2º - Fica modificado o § 2º da citada Lei, nestes termos vazado (...)". O erro, possivelmente de digitação, se caracteriza pela omissão quanto ao artigo a que o referido parágrafo pertence.

_____________________________________________________

 

De doutor a doutor

Sem declinar o motivo, o vereador Ricardo Matias, de Livramento de Nossa Senhora, estampou vistosa faixa, em importante via da cidade, dizendo “Parabéns, Dr. JÚNIOR! Atuação excelente à frente do DNOCS-BA. Dr. Ricardo". O atencioso gesto de um doutor para outro doutor deixou muita gente intrigada e com certa inveja, a querer saber o motivo. Faltou explicar, mas, certamente, refere-se ao primeiro aniversário de Gerardo Júnior, como coordenador estadual daquela autarquia federal.

 

Força veio investigar

Uma “força-tarefa” coordenada pelo procurador de Justiça da Bahia deslocou-se de Salvador para a cidade de Rio de Contas, na Bahia, onde investiga denúncias de improbidade e gestão fraudulenta contra o prefeito Evilácio Miranda; e o atentado que quase vitimou seu principal acusador, empresário e seu ex-correligionário Roberto Fernandez Veiga. As denúncias são graves e datam de outubro de 2006, quando o empresário soltou o verbo da tribuna da Câmara local, mas até hoje não há um só processo aberto contra o denunciado.

 

Menores abandonados

Em Livramento de Nossa Senhora, existem dois conselhos de assistência e proteção às crianças e adolescentes. Mas precisam atuar. Na periferia do bairro Benito Gama, por exemplo, há denúncias graves de meninas se prostituindo para ganhar a vida. Mas os abusos acontecem também no centro da cidade, onde marmanjões trocam bugigangas por favores sexuais. Algumas meninas estão dando o nome deles. Nas lan houses, menores de todas as idades se esbaldam nos sites pornográficos, sem qualquer fiscalização. Chega a ser constrangedor.

 

Como se não recebesse

Cópia do vídeo “Uma Pedra Pede Socorro – Pinturas Rupestres na Bahia”, em Itaguassu, produzido pelo geólogo Fernando Bonetti Tavares, do Rio de Janeiro, em parceria com Lúcia Beatriz da Silva Alves, foi entregue há muito tempo à Prefeitura. As autoridades municipais, entretanto, se omitiram sobre o assunto, pois não se sabe de qualquer divulgação que tenham dado ao fato, nem de providências que tenham tomado para preservar a rica paisagem ambiental. Felizmente, o Ministério Público tomou a dianteira e obteve liminar na Justiça para proteção do sítio arqueológico descoberto no local. (Leia mais).

_____________________________________________________

 

Notícias anteriores:

02 de maio 2007

23 de abril 2007

15 de abril 2007

31 de março 2007

26 de março 2007

16 de março 2007

08 de março 2007

27 de fevereiro 2007

03 de fevereiro 2007

25 de janeiro 2007

08 de janeiro 2007

02 de janeiro 2007

13 de dezembro 2006

28 de novembro 2006

21 de novembro 2006

11 de novembro 2006

05 de novembro 2006

22 de outubro 2006

06 de outubro 2006

28 de setembro 2006

19 de setembro 2006

06 de setembro 2006

24 de agosto 2006

12 de agosto 2006

27 de julho 2006

12 de julho 2006

25 de junho 2006

10 de junho 2006

31 de maio 2006

16 de maio 2006

08 de maio 2006

01 de maio 2006

24 de abril 2006

14 de abril 2006

05 de abril 2006

28 de março 2006

21 de março 2006

08 de março 2006

22 de fevereiro 2006

18 de fevereiro 2006

13 de fevereiro 2006

01 de fevereiro 2006

26 de janeiro 2006

17 de janeiro 2006

10 de janeiro 2006

02 de janeiro 2006

27 de dezembro 2005

13 de dezembro 2005

06 de dezembro 2005